sexta-feira, 10 de abril de 2015

Nona expedição do Projeto Sisbiota-Diptera

A nona expedição organizada pelo projeto Sisbiota-Diptera ocorreu entre 04 e 12 de dezembro de 2012, no Mato Grosso do Sul. Foram visitadas as seguintes localidades: Aquidauana, Serra da Bodoquena e Porto Murtinho.

A equipe foi formada pelos pesquisadores Dr. Carlos Lamas (MZUSP), Dra. Maria Virginia Urso-Guimarães (UFSCAR), e Dra. Cristiane Vieira de Assis Pujol-Luz (UCB). 

Também fizeram parte da expedição os alunos: Rafaela Falaschi (MZUSP), Marcoandré Savaris (UFPR), Silvana Lampert (UFPR), Alberto Moreira da Silva Neto (UEFS) e Ana Carolina Franco Pereira (UFMS); além dos técnicos Camila Conti (MZUSP), Elaine Cristina Corrêa (UFMS), e Sharlene A. da Silva (MNRJ).
O objetivo principal dessa expedição foi o de retornar às localidades na Serra da Bodoquena, Aquidauana e Porto Murtinho, onde havíamos instalado as armadilhas Malaise, e efetuar a retirada das mesmas, encerrando as atividades de coletas permanentes nestas localidades. Além das atividades listadas acima, foi também objetivo desta expedição realizar novas coletas com armadilhas diversas e coletas ativas diurnas e noturnas nas diferentes localidades. As fotos abaixo mostram o aspecto geral das Malaises após 8 meses de coleta.
A expedição ocorreu no início da estação chuvosa, no final da primavera. Nesta expedição, todas as armadilhas permanentes foram desinstaladas e desativadas, configurando assim o término de atividades de coleta permanente no estado do Mato Grosso do Sul. Outras Malaises foram instaladas para coleta apenas durante a expedição, além de outros métodos de captura, como barraca de Shannon, armadilhas Van Someren-Rydon com iscas de peixe e frutas, armadilha luminosas do tipo CDC, coleta noturna utilizando gerador, lâmpadas de alta potência e lençóis brancos, pratos amarelos e ainda coleta ativa com o auxílio de redes entomológicas, que também foram amplamente utilizadas.
Aguardem aqui nesse blog mais informações sobre os resultados obtidos na expedição, com identificação de espécimes e descrições de novas espécies de dípteros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário